VISITA PRESENCIAL A MUSEU
Museu Ferroviário Vila Velha
O Museu Ferroviário de Vila Velha foi construído em 1927, está situado na antiga Estação Pedro Nolasco, no bairro de Argolas. Teve sua reinauguração em 15 de outubro de 1998, projeto realizado pela Companhia Vale do Rio Doce com uma parceria com o banco Real, sendo ainda mantido pela mesma. Sua arquitetura eclética foi preservada na época da restauração, entre 1996 e 1997.
O edifício-sede abriga o acervo com 133 itens ( 84 peças e 49 fotografias) que contam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Possui várias salas que apresentam exposições da história da ferrovia, são elas, Salas da Construção, Sala de Manutenção e Sala das Estações. Também tem o Centro de Memórias onde esta o patrimônio arquivístico, tem a Maquete Ferroviária que podemos ver o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Também podemos observar o Painel Interativo, que explica o processo de extração do minério, o carregamento e o descarregamento dos vagões e de navios, o processamento do minério e nas usinas no Complexo de Tubarão e como ele é transportado atualmente.
Um dos públicos alvo do Museu são as crianças, adolescentes e jovens com o projeto educacional, com objetivo de incentivar a criatividade e imaginação a partir das atividades junto ao acervo e às mostras de artes contemporâneas. Recebem visitas de escolas guiadas com monitores e todo público que se interessa em conhecer. São desenvolvidos vários projetos que traz a convivência continua com a comunidade.
A visita foi construtiva e de um bom aprendizado, a atuação do monitor é muito proveitosa, pois explica com atenção e interagi com os visitantes, visitamos todas as salas, a maquete me chamou atenção pela grandeza de perfeição do trajeto exposto da Estrada e tudo que foi detalhado na mesma. Essa visita para mim foi muito proveitosa, aprendi sobre a história do Museu e suas atividades que hoje são desenvolvidas, onde atende uma parte da população contribuindo para a