Visao sistemica
RESENHA DA CRIACAO E DIALETICA
DO CONHECIMENTO
CUIABA 2011 | |
INTRODUÇÃO
Hoje vivemos na sociedade repleta de conhecimento, sociedade essa que não usa máquinas, linhas de montagens ou robôs como "meios de produção". Seus meios de produção está na cabeça, na mente e nas mãos das pessoas que nela trabalham. Este capitulo mostra um novo universo, principalmente de como devemos pensar sobre os paradimas da nossa era, de como podemos tirar vantagens sobre ele, obtendo ideias em cima dos temidos e intocaveis paradimas do mundo dos negocios.
Quanto mais complexos mais paradoxos vão sendo descobertos; os grandes empresários com muito mais conflitos internos, vão descobrindo como tirar vantagens de inúmeras situações.
O sucesso de poucas organizações nunca foi tão frágil, e são poucas que tem tido flexibilidade em mudar tão rápido quanto o ambiente que os cerca atitudes complexas.
Paradoxo e conhecimento
O paradoxo era algo a ser eliminado na sociedade industrial, por isso se baseou na natureza humana para soluções de problemas e tomada de decisões, desenvolvendo assim a visão da organização como uma fonte de capitação de informações.
Neste processo o individuo era subordinado a tarefas de pouco raciocínio, sem precisar entender o processo num todo, e a organização tinha que lidar com a complexidade das dificuldades reais.
Conhecimento e dialético
O conhecimento também e criado dinamicamente, sintetizando o que aparenta o que aparenta ser opostos e contradições.
A dialética enfatiza duas características que são úteis nos dias de hoje.
A dialética é simplesmente uma forma de raciocinio logico, enfatiza duas caracteristicas: a primeira em vez de referir-se a algo estatico, refere-se ao processo e ao movimento. A segunda enfatiza os opostos, as mudanças que ocorrem atravez do conflito e da oposição.
Sintese de Tácito/Explicito
Uma orgnizaçao cria e