visao de sistema geral
O sistema operacional GNU é um sistema de software livre completo, podendo ser pago ou não, compatível com o Unix. GNU significa “GNU's Not Unix” Uma versão mais.
O projeto que desenvolve o sistema GNU, foi criado em 1983, com a idéia de difundir o espírito cooperativo na comunidade da computação, pois na década de 80, quase todo o software era proprietário, o que significa que ele possuía donos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários.
Desta forma, com o software do projeto GNU o usuário tem a liberdade de executar o programa como desejar; de copiá-lo e dá-lo, de modificar o programa como desejar, por ter acesso total ao código-fonte pode distribuir versões melhoradas, assim contribuindo com a comunidade. Podendo cobrar uma taxa por transferir uma copia, ou simplesmente passar as copias de graça.
O projeto GNU não se limita apenas ao sistema operacional, visando fornecer todo um espectro de software, o que os usuários desejem ter, incluindo aplicativos.
Foi criado um sistema operacional compatível com o Unix, porque seu design geral já era testado e a compatibilidade facilita que usuários de Unix migrem para o GNU. O sistema operacional do tipo Unix inclui um kernel, compiladores, editores, formatadores de texto, clientes de e-mail, interfaces gráficas, bibliotecas, jogos e outras coisas.
A união do sistema GNU com o Linux resultou em um sistema operacional completo, chamado sistema GNU/Linux.
O GNU/Linux é um sistema operacional, com código aberto, cujo objetivo é controlar todos os equipamentos instalados na máquina, permitindo usar diferentes programas em um computador.
O código fonte está disponível na Internet e é licenciado sob os termos da GPL, possibilitando realizar instalações e cópias diversas sem nenhuma restrição, qualquer usuário com conhecimentos da linguagem pode alterar e até comercializar o sistema.