Visagismo
Na área da beleza, o visagismo, ou seja, ter um estilo próprio que ressalte a beleza individual sem se apegar a modismos é muito importante. Cada pessoa tem de analisar suas características físicas – positivas e negativas – e sua personalidade antes de fazer um corte de cabelo ou escolher uma tintura, por exemplo, pois deve saber que o formato do rosto, os formatos e proporções das feições, a cor da pele e outras características físicas revelam seu temperamento e precisam estar em harmonia com o visual escolhido.
O visagismo surpreende e encanta. A percepção de que sua imagem revela tanto de si mesmo faz com que valorize a criação consciente de um tipo de maquiagem, de cabelo, de roupa.
Recentes pesquisas neurobiológicas comprovam que toda imagem cria um impacto emocional antes que seu significado seja compreendido racionalmente. É por isso que se diz que a primeira impressão é que vale.
Saber o que as linhas, as cores, os formatos e outros elementos visuais expressam e como usá-los para criar uma imagem é o ideal, pois essa imagem afetará
as
pessoas,
com
quem
se
relaciona,
emocionalmente, criando sensações positivas ou negativas. Além disso, também afeta a própria pessoa, seu comportamento e sua auto-estima. Por isso, deve-se perceber que, para cada ocasião é
preciso ter uma imagem adequada e como é importante que seja tratada corretamente. Também devemos ter consciência que a imagem deve refletir as mudanças que ocorrem ao longo de nossas vidas. Independente da época do ano cada pessoa deve utilizar a maquiagem, o corte e tonalidade de cabelo que melhor se adapte ao seu estilo de vida, de humor, de trabalho e a cada ocasião. Muito cuidado com modismos e exageros.
Enfim, não se preocupe se está ou não na moda, se é ou não o último lançamento, hoje isso não importa mais. Devemos sim é procurar produtos que além de embelezar também tratem e protejam a nossa pele, olhos e boca.