Visagismo
O trabalho de visagismo se inicia com a consultoria prestada ao cliente. Isso envolve a análise das características físicas, seu porte, sua maneira de andar, gestos, o modo como se senta, a maneira de falar, o formato do rosto, feições e proporções faciais, a lateralidade do rosto, a cor da pele, o comportamento e por último a análise da sua personalidade.
O objetivo é conhecer o cliente e descobrir o que deseja expressar, para poder criar um estilo que reflita sua realidade interior. A pessoa não precisa saber que está sendo analisada, ou melhor, é melhor que ela não perceba que está sendo analisada, pois isso tira a espontaneidade da pessoa e que ela fique natural durante a conversa.
Um item muito importante é conhecer a pessoa, seu estilo de vida, sua profissão, suas necessidades e vontades, preferências, desejo e o seu momento. Procure saber se ela terá alguma ocasião especial. É importante saber sobre sua vida profissional, em termos de atitude e de comportamento, e se ele deseja uma imagem que privilegie sua vida profissional ou particular.
Na vida particular, o cliente é casado, solteiro, tem filhos? Tem uma vida social intensa ou é mais caseiro? Qual a prioridade? Muitas pessoas procuram uma imagem que melhore seu relacionamento com o parceiro. Cada relacionamento exige uma imagem específica. Se a pessoa, homem ou mulher, casado ou comprometido, tiver a imagem de um solteiro, isso pode até torná-lo bonito, mas também pode criar muitos problemas, como os ciúmes, por exemplo.
No trabalho ele precisa ser discreto e introvertido? Precisa ser espontâneo e extrovertido? Cada cargo exige uma postura, cada empresa tem seu código de ética. O sucesso do profissional depende, também, dessas atitudes.
Por exemplo, como é trabalhar num banco? Numa agência de publicidade? Ou numa multinacional? O que é exigido de um diretor de empresas, de um gerente, de um vendedor?
A menção a alguém famoso ou uma fotografia como referência é uma