Virus
Pequena introdução:
Devemos observar as controvérsias que existem entre os cientistas que se dedicam ao estudo do vírus, pois ainda discutem sobre se são considerados seres vivos ou não, pois cada um defende conforme seu ponto de vista sobre o que vem a ser vida. Simplificando bem o raciocínio da discussão é que uns acreditam não ser vida, pois não possui capacidade autônoma para sua multiplicação isto quer dizer que na verdade todo seu processo de permanência no planeta depende sempre de uma célula, quando oportunamente se hospeda e inicia sua atividade utilizando-se dos componentes desta.
Uma definição de vírus.
A palavra vem do latim e significa veneno, toxina ou fluido venoso.
Os vírus são serem diminutos, infecciosos, acelulares e que para se tornarem ativos, necessariamente tornam-se hospedeiros de uma célula, usufruindo do metabolismo desta para sua reprodução, onde quando não se encontram neste estado, são inertes permanentemente.
Vírus possui DNA?
Sim possui DNA( ácido desoxirribonucleico) ou RNA(ácido ribonucleico), porem, existe literatura que diz que fatalmente iremos encontrar DNA ou RNA ou ambos, em outra literatura já iremos encontrar a informação de que só existe um ou outro, nunca ambos. Como exemplo de ambos cita-se o citomegalovirus.
Porque não possui células?
De certa forma é fácil de entender a lógica, pois são seres parasitas que sobrevivem a partir do metabolismo de outros seres. Ou seja, a sua estrutura é feita com poucos elementos, estes apenas necessários para mante-los inertes, até que oportunamente comecem um processo de individuo hospedeiro, diferente de uma célula que possui sua capacidade autônoma.
Do que o vírus é formado?
Possui RNA ou DNA .
Possui a cápsula proteica.
Membrana lipídica.
Porque doenças viras são mais difíceis de combater?
Tal fato se da em função do vírus ser mutante, sendo assim, quando o organismo descobre como combate-lo, possivelmente pode não haver tempo hábil, pois ele já mudou