Virus e Saúde
VÍRUS E SAÚDE
VALPARAÍSO DE GOIÁS – 25 AGOSTO DE 2014
Introdução
Vírus e a saúde
A palavra vírus tem origem latina e significa "veneno". Provavelmente esse nome foi dado devido às viroses, que são doenças causadas por vírus.
O nosso corpo tem defesas naturais, como os anticorpos, que são proteínas produzidas por células especiais do sangue contra agentes causadores de doenças. A própria febre representa um mecanismo de combate as infecções, pois o aumento da temperatura ativa o metabolismo e acelera a reação dos glóbulos brancos. Quando a temperatura axilar ultrapassa 37,5 graus Celcius, porém, a pessoa deve ser tratada pelo médico. Além disso, contamos com produtos como vacinas, soros e alguns medicamentos antivirais (não confundir com antibióticos).
De modo geral, as viroses provocam mal-estar, dores e febre, mas cada virose tem seus sintomas próprios e pode ser mais ou menos grave.
Cada tipo de vírus "ataca" células específicas. O vírus da caxumba, por exemplo, parasita as células das glândulas salivares ou parótidas, provocando inchaço e dor nas laterais do pescoço.
Em algumas doenças, incluindo certas viroses, a transmissão depende da ação de um vetor. Esse termo se refere ao ser que não provoca por si mesmo a doença em outros seres, mas que, carrega no seu corpo o agente causador, podendo transmiti-lo. Como exemplo, temos certas espécies de mosquito que transmitem vírus ao picar os indivíduos doentes e, depois, os indivíduos saudáveis, espalhando a doença.
Desenvolvimento
Estrutura do vírus:
Não possuem uma organização celular, ou seja, não tem membrana, citoplasma, organelas e nem núcleo. Apenas uma cápsula de proteína que abriga o material genético. Observe o bacteriófago abaixo:
Não apresentam metabolismo próprio, ou seja, nos vírus não ocorrem reações químicas como observadas em uma célula viva. Fora de um hospedeiro, eles não têm nenhuma