Virtualização
Introdução
A virtualização está presente tanto no desktop de um entusiasta pelo assunto quanto no ambiente de TI de uma infinidade de empresas das mais variadas áreas. Não se trata de "moda" ou mero capricho: graças a este conceito, é possível, entre outros benefícios, economizar com equipamentos e obter resultados de determinadas tarefas computacionais em menor tempo. Neste texto de introdução ao assunto, você saberá o que é máquina virtual, conhecerá as principais técnicas de virtualização existentes e descobrirá as suas principais vantagens.
Links diretos:
- O conceito de virtualização;
- Benefícios da virtualização;
- Como a virtualização funciona?;
- Virtualização total e paravirtualização;
- Process Virtual Machine;
- Operating System Virtual Machine;
- Hardware na virtualização;
- VMware;
- Microsoft;
- Xen;
- VirtualBox;
- Desvantagens da virtualização.
O conceito de virtualização
Apesar de ser uma ideia antiga - seu surgimento se deu na década de 1960, se propagando com mais força a partir de 1970 -, a virtualização é extremamente importante para o mundo cada vez mais "digital" de hoje. Podemos definir o conceito como soluções computacionais que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus respectivos softwares a partir de uma única máquina, seja ela um desktop convencional ou um potente servidor.
Sim, é como se você se deparasse com um ou mais computadores distintos dentro de um só. A diferença é que estas máquinas são virtuais: na prática, elas oferecem resultados como qualquer outro computador, mas existem apenas logicamente, não fisicamente.
Cada máquina virtual se traduz em um ambiente computacional completo: praticamente todos os recursos de seu sistema operacional podem ser utilizados, é possível conectá-las em rede, consegue-se instalar aplicativos, enfim.
Virtualização
Virtualização
Uma das razões para o surgimento da virtualização é que, anos atrás,