Virologia básica conceitos
Um interferon é uma proteína sintetizada por uma celular quando ela é atacada por um viruis.
Quando o vírus de reproduz no interior da célula ele ativa a síntese de interferons na celular que ele atuará nas demais celular que ainda não foram infectadas, assim impedindo a reprodução de mais vírus.
Apenas fazem efeito em vírus grandes.
- uma infecção viral não se usa antibióticos só em efeitos secundários de bactérias...
Simetria icosaédrica
Simetria helicoidal
Simetria complexa – fago, cabeça icosaédrica e cauda helicoidal estrutura binaria pox vírus – complexo eixo de simetria icosaédrica (poliedro)e simetria helicoidal em forma de helice picornavírus é uma icosaédrica nu sem envelope rabdovírus - helicoidal envelopado
Espiculas são estruturas glicoproteicas
Virion - é a partícula viral completa e infecciosa. Perfeita
Alguns virus possuem no interior de seu capsideo enzimas capazes de iniciar a replicação e transcricao de seu genoma dentro da celula, são polimerases ou transcriptases, (transcricao e replicacao) . Os virus RNA fita negativa precisam de polimerases, pois o RNAm não tera a mesma polaridade requerido no inicio da transcricao
a maioria dos vírus é sensível ao calor, e os envelopados mais ainda termolábis, perdeu envelope perdeu antígeno de superfície, perdeu glicoproteína perdeu parte do vírus já não é mais o virion, perdeu a sua capacidade de se infectar. virus envelopado não suporta detergente por causa de sua membrana de lipoproteica o vírus não se multiplica se replica classes, vírus, viroides, príons.
Viroides . Eles atacam apenas células vegetais. São especificas de plantas superiores, batata, tomate, pepino, acelulares. Parece um vírus mas não é, menores que o vírus e mais simples na sua organizacao, são mais circulares, rna, infecciosos de vida simples e de baixo peso molecular, patogenicos só para as plantas.
Príons atacam fungos e células animais especificas de mamíferos como bovino e homem, são