VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS
RESUMO: O presente artigo aborda a violência sexual contra a criança quando ocorrida na família e fora do ambiente familiar também. Destaca os principais traumas que a criança pode sofrer. As múltiplas conseqüências que a violência pode causar na vida da vitima. Abordando quais a formas de enfrentamento e os lugares onde se pode procurar ajuda.
Palavras-chave: Violência sexual. Intrafamiliar. Criança. Vitimas. Família. Estatuto da criança e do adolescente.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo aborda a violência intrafamiliar contra crianças, destacando-se na violência sexual, dentro e fora do âmbito familiar. Mostra o quanto essas crianças vitimas de violência precisam de proteção e cuidados vindos da família, mas quando não há essa proteção, é preciso que existam outros meios de enfrentar o problema, que cumpram com o papel de proteger, amparar e defender os direitos da criança.
Para atingir a finalidade do artigo, a problemática utilizada foi: Como a família deve proteger se não foi dada a ela a devida proteção?
Justifica-se a escolha do tema para mostrar o quanto é difícil a família proteger seus filhos contra a violência sexual, se essa mesma família não recebeu a devida proteção do Estado, que deveria ser o principal responsável pela proteção da família e da criança.
O método utilizado no presente artigo foi o dedutivo porque parte de um tema geral e foca em um tema específico e o método bibliográfico, pois o artigo foi baseado em pesquisas em livros e documentos.
2 VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS DENTRO E FORA DO ÂMBITO FAMILIAR
A violência sexual infantil, é um crime mesmo quando praticada por familiares ou por pesjsoas de vinculo afetivo com a vitima, seja ela pai, mãe, padrasto, madrasta, companheiro, entre outros, pode também acontecer fora de casa, sendo na casa de um amigo, ou mesmo por qualquer outro desconhecido.
A violência sexual contra crianças pode ser definida como a