Violência doméstica: um estudo de caso do ponto de vista do agressor.
Luiz Antônio Ferreira Cavalcante Dutra¹, Tatyanne Silva Frades² Hinayana Leão Motta Gomes³.
1Pesquisa desenvolvida na disciplina Pesquisa em Fenomenologia ministrada pela professora Hinayana Leão Mota, a partir do projeto de PIBIC.
2Graduando do Curso de Psicologia, Universidade de Rio Verde - Fesurv. E-mail: luizjacy@hotmail.com
2Graduanda do Curso de Psicologia, Universidade de Rio Verde - Fesurv. E-mail: taty_bptt@hotmail.com
3Orientadora, Profa. Departamento de Psicologia, Universidade de Rio Verde - Fesurv. E-mail:
Resumo: O presente trabalho vem tratar do tema violência doméstica, partindo do ponto de vista de um agressor em um estudo de caso. Participou deste estudo um indivíduo do sexo masculino, de 45 anos de idade, solteiro, residente na cidade de Rio Verde – GO e com histórico de violência doméstica contra mulheres. A pesquisa é feita a partir do método fenomenológico de pesquisa, os dados foram obtidos através de entrevistas e analisados seguindo os passos da reflexibilidade fenomenológica. O principal objetivo foi investigar e analisar as principais causas da violência doméstica.
Palavras-Chave: Violência Doméstica, agressor, fenomenologia.
Domestic Violence: A case study from the viewpoint of the aggressor.
Keywords: Domestic violence, aggressive, fenomenologia.
Introdução
A violência é um fenômeno complexo, que afeta famílias de todas as raças e níveis socioeconômicos. Este trabalho procurará tratar do tema violência doméstica. Contudo, vamos fazê-lo sob um recorte especial: a violência contra mulheres, estudada pelo ponto de vista do agressor, buscando dessa forma compreender sua vivencia e qual o seu nível de consciência.
DEEKE, L. P. et al (2009) aponta para a importância de incluir nos estudos como sujeitos de pesquisa não só a mulher agredida, mas também o agressor. Dessa forma, revelam-se as causas e as características da agressão