Violência, Comunidade e Escola
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Violência, Comunidade e Escola
ARAGUAÍNA-TO
2013
Violência, Comunidade e Escola
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins para avaliação final da disciplina Sociologia da Educação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professora Elzimar Pereira Nascimento Ferraz
Araguaína
2013
Violência, Comunidade e Escola
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. Violência uma palavra comum no Brasil principalmente nas grandes cidades. Uma palavra por traz de todo tipo de conflitos nas famílias nas escolas, nas ruas. São brigas, espancamentos, crimes, assassinatos entre outros.
Enfoquei aqui a definição de violência para uma maior compreensão da violência escolar. Pesquisas diferentes remetem à mesma realidade: o alto índice de violência — física e verbal — nas escolas brasileiras. Essas práticas violentas causam prejuízos na aprendizagem dos agredidos. São muito aterrorizantes as pesquisas feitas sobre violência nas escolas, não somente com alunos entre si, mas envolvendo professores e demais membros.
Para Silvia Colello, professora de psicologia da educação da Faculdade de Educação da USP, a violência tem causas externas e internas ao ambiente escolar. "Por um lado há os problemas da educação dada pelos pais, à desestruturação familiar, a violência na sociedade. Por outro, há a reação dos jovens frente ao autoritarismo e à falta de qualidade de ensino", diz.
Em relação ao pensamento da professora afirmo que a violência escolar não se deve unicamente a fatores externos (condições