Violencia Domestica New
Esta advém de um comportamento agressivo que causa dano, quer físico ou psíquico, a um membro da família, por parte de outros membros.
Entre os vários tipos de violência doméstica, a que contém maior número de ocorrências é aquela que é exercida pelos homens sobre as mulheres, principalmente quando estes têm algum relacionamento íntimo ou familiar. E foi a partir da década de 70 que este tipo de violência começou a ganhar mais visibilidade em resultado do trabalho desenvolvido por grupos feministas. Até então, a violência doméstica sobre as mulheres, era considerada do foro privado, sendo camuflada e até mesmo ignorada por muitos. No entanto, e podendo confirmar segundo várias peças jornalísticas, este tipo de violência doméstica contra o sexo feminino chega mesmo a ser um dos crimes mais praticados.
Durante muito tempo a família era a grande fonte de amor, paz, consolo, conforto e até mesmo união para a maioria das pessoas. Mas na década de 70, os movimentos feministas defenderam a necessidade de estudar este problema social. Segundo este movimento, a violência no seio da família era uma consequência do poder masculino patriarcal onde era exercido um controlo por parte do homem em relação à mulher. Segundo as feministas, deveria ser feita uma análise à família no seu interior, examinando as experiências das mulheres no espaço doméstico, em vez de apenas serem focadas as estruturas familiares ou os laços parentescos.
Atualmente, a violência doméstica é um dos temas mais debatidos na nossa sociedade, uma vez que este tipo de acontecimento tem cada vez maior impacto na opinião pública.
E quais os motivos que leva o agressor partir para a violência? Podemos considerar várias as razões que levam a que tal ato aconteça, como ciúmes doentios, problemas conjugais, traição, machismo, possessividade, falta de instrução, nível de escolaridade e até mesmo problemas financeiros. Certos estudos