Viol Ncia Dom Stica Contra A Mulhe1
893 palavras
4 páginas
Violência doméstica contra a mulher: Realidades e Representações Sociais.Este estudo tem como objetivo investigar as representações sociais das mulheres vitima de violência domestica. Investigando também, de que maneira essa violência domestica contra mulher irá interferir em seu convívio social, saúde psicológica, qualidade de vida e ocupação profissional entre outros aspectos (Denire Holanda da Fonseca, 2012).
Segundo Moscovici, (2003) Apud Holanda da Fonseca. D in all, (2012) A Teoria das Representações Sociais é caracterizada como um conjunto de explicações, crenças e ideias que permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Essas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2002) Apud Holanda da Fonseca. D in all, (2012) é considerado violência: “o uso intencional da força física ou do poder real ou ameaça”, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. E em 2006 a ONU, caracterizou a violência contra a mulher, sendo todo ato de violência praticado por motivos de gêneros.
A própria Lei n° 11.340, que rege os mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (2006), define os tipos de violência, delimitando cinco domínios, a saber: físico, patrimonial, sexual, moral e psicológico. A Violência física implica ferir e causar danos ao corpo e é caracterizada por tapas, empurrões, chutes, murros, perfurações, queimaduras, tiros, dentre outros; Violência patrimonial refere-se à destruição de bens materiais, objetos, documentos de outrem; Violência sexual, entre outros tipos de manifestação, ocorre quando o agressor obriga a vítima, por meio de conduta que a constranja, a presenciar, manter ou a participar de relação sexual não desejada; Violência moral constitui qualquer conduta que