vinicius de morais
VIDA:
Vinicius de Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Filho de pais já artistas, em 1916, iniciou os seus estudos na Escola Primária Afrânio Peixoto que logo despertou interesse pelas poesias. Em 1922, a sua mãe adoeceu e a família de Vinicius mudou-se para a Ilha do Governador, ele e sua irmã Lygia permaneceram com o avô, em Botafogo, para terminar o curso primário.
Em 1924, Vinicius de Morais, ingressou para o colégio Santo Inácio, onde começou fazer parte do coral e montar pequenas peças de teatro. Tornou-se amigo dos irmãos Haroldo e Paulo Tapajós, com os quais começa a compor. Com eles, e alguns colegas do colégio, forma um pequeno conjunto musical que atua em festinhas, em casas de famílias conhecidas. Compõe, no ano seguinte, com os irmãos Tapajós, "Loura ou morena" e "Canção da noite", que têm grande sucesso. Nessa época, namora invariavelmente todas as amigas de sua irmã Laetitia.
Em 1929, concluiu o ginásio e no ano seguinte, ingressou na Faculdade de Direito do Catete, hoje Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) sem vocação especial. conheceu e tornou-se amigo do romancista Otavio Faria, que o incentivou na vocação literária e, publica seu primeiro livro, O caminho para a distância, na Schimidt Editora.
Três anos depois, substitui Prudente de Moraes Neto como representante do Ministério da Educação junto à Censura Cinematográfica. Publica, em separata, o poema "Ariana, a mulher". Conhece o poeta Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dos quais se torna amigo. E mais tarde, é agraciado com uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford.
Conhece, então, na casa de Augusto Frederico Schmidt, o poeta e músico Jayme Ovalle, de quem se tornaria um dos maiores amigos e Vinicius já começa a se mostrar um poeta sensual e lírico, mas, como ele próprio disse, um "poeta do cotidiano".
No ano seguinte, casa-se por procuração com Beatriz