Viktor Frankl
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ICH
JUIZ DE FORA -MG
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
LUIZ FERNANDO FRANCEDINO CHAGAS
VIKTOR EMIL FRANKL
Juiz de Fora - MG
Dezembro 2014
Introdução
Psiquiatra e psicólogo austríaco, Viktor Emil Frankl (1905-1997) era um intelectual que se comportava com comportamento singular, e como tal, foi portador de uma experiência e obra que, sem duvida, marcou a sua vida e trouxe para a humanidade e para as “ciencias de comportamento” contribuíções irrecusáveis. Conhecido como um filósofo, pensador e um observador do comportamento dos indivíduos e dos comportamentos e tendências da sociedade. Defende a existência humana voltada à vontade de sentidos, e na busca de um sentido para a vida que estaria ligada a condição humana sem relação ao prazer, bens materiais ou ao poder.
Quem conhece um sentido para a sua vida encontra, na consciência desse fato, mais do que em outra fonte, ajuda para a superação das dificuldades externas e dos desconfortos infernos, disto se infere a importância de quem, sob o aspecto terapêutico, a ajuda a ser prestada ao homem no afã, enfim, o desejo semidormente do sentido (Sinngebung) (FRANKL, 1991, p. 32).
Frankl criou um método de tratamento psicológico que denominou Logoterapia, uma das dissidências da psicanálise freudiana surgidas em Viena e uma das muitas teorias sobre motivação básica do comportamento humano. A abordagem da “estudo da existencia” do ser humano aprofundada por Frankl na Logoterapia, tem por fundamento compreender homens e mulheres na sua totalidade, sem reduzir às suas necessidades em apenas busca pelo prazer, sustentando a proposta de que a existencia humana não pode ser definida genéricamente ou de maneira medíocre, mas de acordo com o mundo à sua volta, desenvolvendo-se psíquica, física e espiritualmente, tomando consciencia do seu “eu”.
Autor e sua obra
Nasceu em Viena, 26 de março de 1905. Foi na