Viet Vo Dao
A história do Viet-Vo-Dao está intimamente ligada à história do povo vietnamita, dai reflectir a sua espiritualidade e filosofia.
O Viet-Vo-Dao é caracterizado pelo facto de não ser a invenção de um, mas uma realização de um povo, que durante toda a sua vida teve de lutar de forma a sobreviver.
Ao contrário de outras regiões asiáticas onde a prática das artes marciais se tinha tornado prerrogativa de classes sociais específicas ou privilegiadas, como o caso dos Kchatrya na Índia ou os Samurai no Japão, no Vietname a arte marcial nasceu no ambiente rural. É difícil especificar uma data para o nascimento do Viet-Vo-Dao, mas pode-se afirmar com certeza que nasceu no período em que o antigo Vietname ainda se alongava da parte inferior da actual China até ao rio Duong-Tu-Gian, há aproximadamente 5000 anos.
A fundação do Viet-Vo-Dao é atribuída ao imperador Hung-Vuong I, o fundador do Vietname. E de facto é na dinastia Hung-Vuong (2879 - 258 a. C.) que é estruturada a arte marcial vietnamita, a filosofia desta e ainda a medicina tradicional vietnamita.
Convencionalmente a história do Viet-Vo-Dao divide-se em diferentes períodos que se descrevem em seguida.
2879 – 111 a.C. – Período durante o qual as técnicas foram definidas
Em algumas cavernas no Norte do Vietname foram encontradas pinturas rupestres muito interessantes e pontas de setas em escavações arqueológicas na cidadela de Co Loa. Este é um importante testemunho do antigo Vietname e da riqueza de técnicas de luta já existentes na altura, tais como a técnica do machado (Bua Riu), do cutelo (Doan Dao), da espada (Guom), da lança (Thuong), do pau curto (Bong Phap) e do arco (Cung).
111 a.C. – 906 d.C. – Período da formação da teoria
Este é o período na história do Vietname que é caracterizado por lutas e batalhas contra as invasões Chinesas. A arte marcial, que já era conhecida como meio de auto defesa, é associada à arte militar e ganha um