Video digital
O que é Vídeo digital * O vídeo digital consiste em afixar uma sucessão de imagens digitais. * São armazenados usando mídia digital
O vídeo digital (DV) é um formato digital de vídeo que permite a gravação em fitas magnéticas. O Vídeo pode ser definido como sendo: a informação visual dinâmica capturada do mundo exterior.
O formato de Vídeo Digital é um formato de vídeo lançado em 1996 e que permite registrar vídeos em fitas cassete digitais sobre uma leve compressão para cada imagem. Isto facilita a transferência diretamente do vídeo para um computador para realizar a edição.
Um vídeo é uma sucessão de imagens a um certo ritmo. O olho humano tem como característica ser capaz de distinguir cerca de 20 imagens por segundo. Assim, afixando mais de 20 imagens por segundo, é possível enganar o olho e fazê-lo pensar que está a ver uma imagem animada.
Somente a partir do meio da década de 90, é que o vídeo passou a ser comum nos PC. No entanto, a utilização do vídeo digital apresenta uma série de vantagens:
– Fácil edição do vídeo e do respetivo áudio;
– Adição de variadíssimos efeitos e filtros;
– Restauro e Correção mais eficaz de defeitos e irregularidades;
– Fácil adição de legendas e títulos;
– Combinação com gráficos e animações;
– Armazenamento e transmissão simplificadas.
As fitas cassete DV existem em sete formatos: * DV * MiniDV * DVCAM * Digital8 * DVCPRO * DVCPRO50 * DVCPRO HD.
Formatos e fitas
Há diferentes tipos de fitas para o formato DV. Certas fitas são dotadas de um pequeno chip de memória que permitem arquivar um verdadeiro catálogo de sequências registradas e de imagens fixas com os dados de índice, tais como a data ou a hora de captura.
O Vídeo Digital e as suas vantagens * Possibilita a realização de reuniões entre pessoas geograficamente distantes. * Inserção de conteúdo audiovisual na Web. * Educação a distância. * TV na internet. * Edição de vídeos