Vida e obra de jorge amado
TRABALHO DA DISCIPLINA ARTES
Discente:
ROSANGELA PINTO DA SILVA Sala: 7 Turma: 47
Salvador
19-Novembro-2012
Objetivo
Conhecer um dos maiores escritores de nossa literatura, desperta em cada aluno o gosto por clássicos brasileiros, apreciar e reconhecer nas obras um pouco de nossa cultura, e ver que em cada obra tem um pouco de nos mesmos nos personagens.
Objetivo geral
Identificar e reconhecer o autor Jorge amado e suas obras.
Justificativa
“cada um lê com os olhos que têm”. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é à vista de um ponto, para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão do mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura. “Sendo assim fica evidente que cada leitor é um coautor”.
Jorge Amado - Vida e obra de Jorge Amado
Jorge Amado de Farias nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, Bahia. Passou a infância entre sua cidade natal e Salvador.
Estuda por muitos anos em escola de regime interno: primeiro no Colégio Antônio Vieira e depois no Ginásio Ipiranga, nos quais começou a desenvolver seu lado de escritor com a criação do jornalzinho “A luneta”, o qual distribuíra para colegas e parentes e os “A Pátria” e “A Folha”, do grêmio estudantil.
Em 1927, ainda estudante, agora do regime de externato, começa a trabalhar como repórter no “Diário da Bahia”. Nesta época, recebe titulação no candomblé.
Em 1931, é aprovado na faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, seu primeiro romance “O país do Carnaval” é publicado e recebe elogios.
Envolve-se com o comunismo, como a maioria dos escritores da época, e vê seu romance seguinte “Cacau” ser apreendido por policiais. Por este motivo, passa certo tempo exilado na Argentina. Mais tarde, entre 1936 e