Vida Equilibrada
Uma vida cristã equilibrada vem de uma postura correta diante de Deus. Quando uma pessoa conhece realmente a Deus e procura andar de acordo com seus preceitos sua vida terá significado e também segurança. A exortação do apóstolo Paulo aos de Éfeso foi: “andar de modo digno”. Este andar enfatiza um viver cristão equilibrado. O apóstolo após falar sobre a nova sociedade criada em cristo avança para os padrões nos quais esta sociedade deve andar.
O que então seria o contrário de uma vida equilibrada? Seria uma vida sem ética e cujas crenças são fragmentadas. Seria uma vida incoerente. As ações não corresponderiam as suas crenças. No entanto, entendemos que a nossa fé determina nossas experiências. Assim sendo, o que cremos deve fazer parte do nosso viver diário. Esta é a exortação de Paulo. A sua palavra era para que os cristãos de Éfeso vivessem o evangelho cotidianamente. Aqui está o equilíbrio: uma vida onde a fé e a prática andam juntas.
Vejamos então algumas verdades sobre uma vida cristã equilibrada:
I - Vida cristão equilibrada é fruto do equilibro do intelecto e emoção
a) O cristão precisa conhecer a Deus – Uma vida equilibrada nasce do conhecimento do Senhor. No livro do profeta Isaías está escrito: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Is 26:3). Não há como pensar em estabilidade, em firmeza se não passar pelo conhecimento de Deus. A Bíblia nos diz constantemente que cada área da vida cristã é dependente do uso cristão de nossas mentes. Conhecer a Deus é essencial para que possamos experimentá-lo e assim que temos experiência com Ele somos levados a andar de acordo com essa experiência profunda e transformadora.
Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as