vida de inseto
MODELO ORGANIZACIONAL E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
ANALISE DO FILME “VIDA DE INSETO”.
O sistema organizacional dos insetos é um grande exemplo de disciplina, trabalho em equipe e determinação. No filme observamos inúmeras mensagens inspiradas no mundo competitivo das organizações. Contudo, serve de ponto de partida para mostrar as diferenças entre as organizações mecânicas (ambiente estável) e as organizações orgânicas (ambiente turbulento).
O formigueiro é um exemplo de organização mecânica, as formigas tinham um comportamento previsível, trabalhavam com muita eficiência e faziam sempre o que era determinado pelos seus superiores, sempre atentos as adversidades que viesse a ocorrer no trabalho. A hierarquia era muito autocrática, centralizadora, pois não visualizava quando o funcionário era diferenciado e inovador, como Flik uma formiga cheia de ideias que tenta com suas criações inovadoras modificar a rotina das atividades exercidas. Devido à centralização de poder, burocracia e sua visão estética a Rainha não aceitava a inovação. Vale salientar que quando uma organização esta mecanicamente estável, um fator externo (Ações do Governo, Crise Financeira, etc..) pode alterar este quadro. Neste momento, podemos modificar a metodologia das organizações e com ideias inovadoras, adaptar a estrutura organizacional ao novo cenário em que se encontra. Essas mudanças são conquistadas com as descobertas de novas ideias, espírito de união, trabalho em equipe, liderança eficaz e a capacidade de diferenciar-se das demais organizações.
Sem burocracias e com um jeito bastante peculiar o grupo circense é um exemplo de organização orgânica. Nesse tipo de organização a multifuncionalidade é marca registrada, sem uma hierarquia definida a liderança é contingencial. A criatividade e o improviso são aceitos sem resistência.
A mudança organizacional é uma matéria amplamente discutida na literatura sobre comportamento organizacional. Tais