Vida de Chico Buarque
Quem é?
Filho de um historiador e de uma das fundadoras do PT (Partido do Trabalhador), Chico Buarque começou cedo em sua carreira. Aos 18 anos escreveu seu primeiro conto, e lançou seu primeiro album como cantor aos 22.
Na guerra fria onde um golpe militar colocou o Brasil na mão de ditadores que queriam manter o país sobre controle em uma época em que a mídia era forte e ouvida por todos, Chico foi um dos grandes nomes que lutaram pela sua liberdade de expressão e pelos direitos da populaçao.
Por que é significativo na cultura?
Depois de silenciar muitas outras vozes na ditadura, os militares encontraram um novo alvo, Chico Buarque de Hollanda. Sendo o cantor mais censurado na época, foi obrigado a se exilar na Itália durante um ano, e mesmo ao voltar para o Brasil, sofreu todo tipo de censura pois todas as suas musicas eram vistas como onfensivas e com ideias de oposição ao regime, pois retratava as dificuldades vividas no período e atacava indiretamente o regime militar. Chico chegou a criar um pseudônimo de Julinho da Adelaide, para assim poder se esquivar da censura, que era tao forte a qualquer obra que fosse criada por ele. Julinho da Adelaide era tao real que chegou a ter cédula de identidade e concedeu entrevista a um jornal na época.
Suas obras.
Chico teve muitos de seus trabalhos multilados e silenciados pelas autoridades. Logo no inicio de sua carreira em 1966 sua música "Tamandaré" foi proibida por conter frases consideradas ofensivas a marinha. A música "Apesar de Você" foi lançada com a certeza de que seria cortada, mas para a surpresa de Chico a música foi aprovada, rápidamente foi gravada em discos e vendida aos montes, ja tinham sido vendidas mais de 100 mil cópias, quando um jornal alegou que a música se dirigia ao presidente Médici. Após o ocorrido o exercito brasileiro invadiu a fábrica da Philips e apreendeu todos os discos, destruindo todos. O ano de1973