Vibração
Vibração é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo, podendo ser regular, quando não segue nenhum movimento determinado, como no sacolejar de um carro. Um corpo é dito em vibração quando ele descreve um movimento oscilatório em torno de um ponto de referência. O número de vezes de um ciclo completo de um movimento durante um período de um segundo é chamado de frequência e é medido em Hertz [Hz].
AS VIBRAÇÕES PODEM SER: VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO – são vibrações transmitidas ao corpo com o indivíduo sentado, em pé ou deitado. Normalmente ocorrem em trabalho com máquinas pesadas tratores, caminhões, ônibus, aeronaves, máquinas de terraplanagem, grandes compressores e máquinas industriais. VIBRAÇÕES LOCALIZADAS – são vibrações que atingem certas regiões do corpo, principalmente as mãos, braços e ombros. Normalmente ocorrem em operações com ferramentas manuais vibratórias: marteletes, britadores, rebitadeiras, compactadores, politrizes, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratórias e furadeira.
EFEITOS DA VIBRAÇÃO NO HOMEM: Os efeitos da vibração dependem, entre outros aspectos das freqüências que compõem a vibração. As baixas freqüências são as mais prejudiciais para o corpo humano, vão de 1 até 80-100 hz. Já acima de 100 Hz, as partes do corpo absorvem a vibração, não ocorrendo ressonância.
A exposição diária à vibração de corpo inteiro poderá resultar em danos na região espinhal, podendo também afetar o sistema circulatório e/ou urológico, além do sistema nervoso central. Sintomas de distúrbios frequentemente aparecem durante ou logo após a exposição sob a forma de fadiga, insônia, dor de cabeça e tremor. No entanto, esses sintomas geralmente desaparecem após um período de descanso.
Os principais efeitos devidos à exposição à vibração no sistema mão-braço, podem ser de ordem vascular, neurológicas, ósteo-articular e muscular. Entre os efeitos destacam-se as perturbações ósteo-articulares, características