Vibracoes
Danilo Gaspar, Eduardo Mendes Matias,
Lucas Alves Antunes, Maurício Comin Nazário
SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Faculdade SATC
Rua Pascoal Meller, 73, Bairro Universitário – 88805-380, Criciúma- SC
Resumo: Nas indústrias em geral, os dados obtidos experimentalmente em laboratórios são de fundamental importância para desenvolvimento de determinados projetos. A coleta de dados simplifica cálculos que seriam de extrema dificuldade, além de tornar os resultados mais próximos da realidade e com ausência de possíveis erros decorrentes dos meios teóricos. Com base nisso, utilizou-se sensores acoplados ao protótipo a fim de obter sinais para analise de movimento do componente descrito. Os dados coletados são enviados ao software que processa os sinais e gera uma visualização gráfica de fácil a interpretação.
Palavras-Chaves: Massa, frequência, coeficiente de rigidez.
1. Introdução
A análise modal experimental (AME) consiste em extrair os chamados parâmetros modais de um sistema mecânico. Os parâmetros modais são parâmetros característicos do sistema e são compostos por frequências naturais, fatores de amortecimento e modos de vibrar. Se forem corretamente obtidos é possível descrever o comportamento de um sistema vibratório sem necessitar de um modelo matemático.
Através de experimentos em uma mesa vibratória foi realizado a coleta de dados e com isso foi possível determinar o coeficiente de rigidez da mola, a frequência natural, a massa da estrutura superior da mesa, a frequência de excitação e a rotação em que foram realizados os testes.
2. Materiais e Métodos
A fim de se obter o valor do coeficiente de rigidez da mola, foram utilizados pesos de massa conhecida colocados sobre a estrutura, onde os mesmos geravam um deslocamento que foi medido com um relógio comparador.
A partir dos dados coletados foi feito um gráfico, onde a