Vias de administração de medicamentos
Descrição do Procedimento
A administração de medicamentos é um dos procedimentos mais importantes na profissão de enfermagem, sendo dever do enfermeiro ter a técnica e o conhecimento suficiente acerca dos efeitos e das reações que podem ser causadas pelo fármaco, com o fito de passar ao paciente confiança e segurança, minimizando, assim, a ansiedade e, consequentemente, alcançando os objetivos terapêuticos implementados, mostrando uma evolução no quadro clínico do cliente
Para que a administração do fármaco seja bem sucedida, é importante atender aos “nove certos”, sendo eles:paciente certo, medicamento certo, dose certa, via de administração certa, horário certo, registro certo, devolução certa, orientação e informação certa ao paciente, compatibilidade certa
Para obter sucesso no tratamento, deve-se conhecer os dados do processo de administração: elementos farmacológicos do medicamento (farmacocinética, farmacodinâmica, dose máxima e efetiva, além do intervalo entre as doses etc.), assim como métodos, vias e técnicas de administração.
A administração dos medicamentos vai depender da rapidez da atuação da droga oferecida, da classe e da quantidade da droga a ser ministrada e das condições em que o cliente está. Porém, existem muitos fatores que irão limitar a aplicação das drogas. Devido a isso, as vias usadas para administração de fármacos tem elementos que a contraindicam em alguns casos.
Via Intramuscular: É a administração de medicamentos no tecido muscular, cujo objetivo é proporcionar a absorção mais rápida do medicamento do que pela via oral. Esta via é ideal para se administrar medicamentos irritantes ao trato digestivo ou ao tecido subcutâneo.
Via subcutânea: É a administração de medicamentos por baixo da derme, no tecido conjuntivo, usada para a administração de vacinas, adrenalina, insulina e anticoagulantes. Essa via permite maior lentidão no tempo de absorção sistêmica do medicamento administrado.