vias das proteinas
Glicoproteínas são proteínas ás quais oligossacarídeos estão ligados de forma covalente.
Elas diferem dos proteoglicanos pelo fato de sua cadeia oligossacarídica ser relativamente
Pequena (geralmente de dois a 10 resíduos de oses, embora possa ser mais longa nos
Glicosaminoglicanos, além disso, enquanto os glicosaminoglicanos têm unidades dissacarídeos repetições em serie as cadeias oligossacarídica das proteínas são muitas vezes ramificadas, em vez de lineares, e podem ou não ter carga negativa, as glicoproteína contém quantidades altamente variáveis de carboidratos por exemplos, a imunoglobulina 1gG contém menos de 4% de sua massa como carboidratos enquanto a glicoproteínas gástrica humana (mucina) têm mais de 80% de carboidratos. Glicoproteínas ligadas à membrana participam de vários fenômenos celulares, incluindo o reconhecimento na superfície celular (como os antígenos de (Grupo sanguíneo)). É a constituição da matriz extracelular e das mucinas dos tratos Gastrintestinais e urogenital, onde atuam como lubrificante biológicos protetores. Além disso, quase todas as proteínas globulares presentes no plasma humano são glicoproteínas.
ESTRUTURA DOS OLIGOSSACARÍDEOS DAS GLICOPROTEÍNAS
Os componentes oligossacarídeos das glicoproteína são geralmente heteropolímeros ramificados formados basicamente de d-hexoses, com adição, em alguns casos de ácidos neuramínico e de l-fucose um 6-desoxi-hexose.
Estrutura da ligação entre o carboidrato e a proteína
O oligossacarídeo pode estar ligado à proteína por uma ligação n- ou o- glicosídica. No primeiro caso cadeia oligossacaridica esta unida ao grupo amida da cadeia lateral de uma asparagina e, no segundo ao grupo hidroxila da cadeia lateral de uma serina ou de uma treonina.
Oligossacarídeos N- e O- ligados
Uma glicoproteína pode conter um tipo de ligação glicosídica (N- ou O-) ou pode ter oligossacarídeos O- e N- ligados dentro da mesma moleca.
Oligossacarídeos O- ligados. Os