Viagens na Minha Terra - Eixos
João Batista da Silva Leitão nasceu em 1799, no Porto, e morreu em 1854. No ano de 1821 começou a assinar como Almeida Garrett. Fez direito em Coimbra, tornando-se advogado, porém a sua maior paixão era escrever.
Considerado como um introdutor do Romantismo em Portugal, em uma de suas publicações encontra-se o poema de Camões.
Garrett foi jornalista, advogado e político. Como fruto de suas idéias liberais foi exilado na Inglaterra, entrou em contato com novas leituras como as obras de Shakespeare, Walter Scott e Lord Byron, fazendo fluir fortemente o seu lado romântico.
Almeida só volta para Portugal quando o país se torna liberal, e então exije a livre imprensa.
Caracterísiticas Romantismo
Ascensão da burguesia e o liberalismo, subjetivismo, sentimentalismo, pessimismo, culto ao sonho, à natureza, ao fantástico, à mulher e religiosidade.
Estilo
Em sua obra, o sentimentalismo romântico divide espaço com o equilíbrio clássico e os ideais iluministas. Há também o uso do subjetivismo, o predomínio das emoções e o individualismo, que são cercados por uma linguagem refinada. Garrett utiliza bastante pessimismo, reconhecendo os males que estão à sua volta, e criticando o atraso tecnológico, as más condições das estradas e pousadas, e o governo do país. O autor fala sobre vários temas, fazendo uso de ironias e vocativos, introduzindo um novo recurso na literatura portuguesa: A “narrativa dentro da narrativa”.
Enredo
A obra começa com o narrador que descreve a sua viagem para Santarém. Porém no meio da sua narrativa ele abra uma janela para contar a historia de Carlos e Joaninha.
Joaninha é uma jovem que mora com sua avó, D. Francisca. Toda semana, elas recebem a visita de Frei Dinis, que traz notícias do filho de D. Francisca, Carlos, que após um desentendimento com o Frei Dinis foi lutar na guerra entre D. Pedro e D. Miguel, na Inglaterra. Frei Dinis e D. Francisca guardam algum segredo sobre Carlos.Frei Dinis é um velho burguês que abandonou