VIABILIDADE
Na década de 70 o professor Harvard Business School, Michael Eugene Poter (Ann Harbour, Michigan; 1947) desenvolveu um modelo de estudo de atratividade de um segmento ou mercado, dividido em cinco fatores que incidem sobre a lucratividade de um negócio. São eles:
Rivalidade entre concorrentes
Vista como uma força muito representativa, a rivalidade entre concorrentes representa um dos principais temores dos empreendedores. Os preços praticados devem ser rigorosamente embasados nos custos dos produtos para fortalecer as estratégias de mercado e minimizar os impactos da concorrência. Todos esses fatores devem ser avaliados em função do novo ponto comercial, tendo em vista que a loja estará localizada em ponto estratégico na região de Betim. A empresa irá focar seu diferencial no atendimento aos consumidores, buscando de certa forma clientes ativos e potenciais compradores.
Poder de negociação dos clientes
Termômetro de intensidade do quão o cliente interfere no seu processo de compra, conseqüentemente no processo de venda da empresa. Os clientes estão sempre atentos aos preços e constantemente abordados pelos concorrentes. A Santa Cruz Motos trabalhará diferenciais como: atendimento personalizado e formas de pagamentos flexíveis, buscando ampliar o potencial de negociação dos clientes.
Poder de negociação dos fornecedores
Bem próxima da concepção do item anterior o poder de negociação com fornecedores pode ser também definido como um termômetro de intensidade do quão a empresa tem poder de barganhar com seus fornecedores. A ausência de capital de giro prejudica essa negociação. Portanto, com a abertura do novo ponto comercial o poder de barganha junto aos fornecedores tende a aumentar em função do volume de compras.
Ameaça de novos entrantes
O alto custo para abertura de uma empresa dificulta a entrada de novos concorrentes atraídos pelo crescimento do setor. Entretanto a facilidade encontrada para a