Viabilidade dos agregados miúdos e graúdos
Entende-se por agregado o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para o uso em obras de engenharia.
Os agregados desempenham um importante papel nas argamassas e concretos, quer do posto de vista econômico, quer do ponto de vista técnico, e exercem influência benéfica sobre alguns característicos importantes como: retração, aumento da resistência ao desgaste, etc., sem prejudicar a resistência aos esforços mecânicos, pois os agregados de boa qualidade tem resistência mecânica superior á da pasta aglomerante.
Agregados miúdos
Entende-se por agregado miúdo normal ou corrente a areia natural quartzosa ou pedrisco resultante do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas tais que no máximo 15% ficam retiros na peneira de 4,8 mm.
Agregados graúdos
O Agregado graúdo é um pedregulho natural, seixo rolado ou pedra britada, proveniente do britamento de rochas estáveis, com um máximo de 15% passando na peneira de 4,8 mm.
Devem ser provenientes de rochas estáveis, isto é, inalteráveis sob a ação do ar, água ou do gelo. Devem ser desprezados agregados de rochas feldspáticas ou de xisto, que se decompõem sob a ação do ar ou da água.
Viabilidade de uso de ambos os materiais
Em que pese o aprimoramento das técnicas construtivas e as inovações tecnológicas, a construção civil ainda enfrenta muitos problemas. Um dos principais questionamentos atuais é o que será da construção civil quando os recursos naturais se tornarem escassos, devido as fato de causas graves com problema ambientais, além da geração de entulhos e outros nas regiões urbanas.
Para isso alternativas foram criadas para a redução do acúmulo desses resíduos através da reciclagem e no entanto resultados indicam que agregados reciclados podem melhorar algumas propriedades do concreto, como resistência à compressão e durabilidade, medida através da estimativa da sua vida