Concreto Preparado Na Obra 1
Para decidir sobre a viabilidade ou não de produzir o concreto na obra, analise:
O preparo do concreto no canteiro somente é recomendável para situações de extrema urgência ou quando há a necessidade de pequena quantidade de concreto. Mesmo que seja pequena a quantidade de concreto a ser produzida na obra, é importante conhecer as características dos materiais constituintes, para que a escolha dos insumos seja realizada tecnicamente.
Seja produzido na obra seja dosado em central, o conhecimento dos cuidados necessários para a seleção dos materiais é imprescindível, pois a qualidade do concreto está diretamente relacionada às características dos constituintes.
Materiais
Cimento Portland
É o material mais importante na constituição do concreto. Basicamente, as principais características físicas dos cimentos que influenciam no desempenho do concreto dizem respeito à resistência da argamassa, à finura dos grãos que compõem o cimento e ao tempo de início de pega.
A resistência e durabilidade da estrutura dependem diretamente da quantidade, qualidade e tipo de cimento empregado. Atualmente, os seguintes tipos de cimento são fabricados no Brasil:
Podemos observar que o tipo de cimento exerce uma grande influência no comportamento da estrutura, principalmente durante o processo de endurecimento. É importante, pois, conhecer as características de cada tipo, para especificar o cimento mais adequado para a finalidade requerida. A variação do comportamento dos vários tipos de cimento pode ser melhor visualizada no gráfico a seguir.
Agregados
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto:
• Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto.
• Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração. Nessa lógica, quanto maior o teor de agregados em relação à pasta de cimento, menor será a retração.
• Reduzir o custo do