Vestibular 2014 2 Prova 25 5 2014 Gabarito 1 1a Etapa
GABARITO
1
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
TEXTO 1
O par ideal existe?
Equipe de redação
Encontrar o par ideal é o sonho de muita gente, mas para um relacionamento dar certo, às vezes, é preciso aprender a lidar com uma personalidade bem diferente da sua. Características como ciúme, possessividade e egoísmo dificultam e muito a vida a dois.
Mas será que tem como driblar isso tudo? O Programa Encontro, na Rede Globo, debateu esse tema.
Nos bastidores do programa, um ator falou sobre o que acha do assunto: “Todo mundo tem defeito. Eu já passei por diversos relacionamentos que transitaram por essas características. Acho que o amor não faz a gente esquecer os defeitos dos outros, mas acredito que o amor faz as pessoas mudarem”, disse ele.
O ator aproveitou para fazer uma autocrítica. “Eu exijo muito nos meus relacionamentos porque eu sou uma pessoa que se doa muito. Eu vejo que, às vezes, isso me atrapalha porque eu não posso cobrar da pessoa o mesmo empenho que eu tenho. Isso é uma coisa que eu sinto que tenho que melhorar porque eu espero receber da mesma maneira que eu dou. Mas sei que as pessoas demonstram o amor de forma diferente. Cada um ama de um jeito”, afirmou.
Para ele, o mais importante em um relacionamento é a admiração e, sem dúvida, a conversa: “Quando tem alguma coisa que não está te agradando, acho que você tem que falar, não dá para guardar. Por mais que isso machuque na hora que você fala, é importante porque é isso que vai fazer a relação ser sólida. E, se não der certo, bola para frente. É importante terminar da melhor forma possível”.
Orgulhosa de sua independência, uma atriz mostrou que entende outro tipo de postura, apesar de não se enquadrar no perfil.
“Existem homens controladores e há mulheres que gostam dessa submissão porque é confortável. Às vezes, as pessoas são tão humilhadas ao longo da vida que não têm força”, refletiu ela.
Sem papas na língua, a atriz ainda apontou qual personalidade a incomoda bastante no dia a