Vermífugos para gatos
A principal forma de contágio dessa doença é na rua, quando o animal entra em contato com fezes, comida ou água infectada. A vermifugação dos gatos, assim como a vacinação, não segue um padrão. Quem define o calendário de vacinação e vermifugação é o seu médico veterinário. Porém, normalmente é seguido o seguinte esquema: nos primeiros 30 dias de vida do gatinho é dada a primeira dose de vermífugo, com 45 dias é dada a segunda dose e nos 60 dias é dada a terceira dose. Até seu gato completar 6 meses de idade, é indicado dar vermífugo uma vez por mês. Passado esse tempo é indicado dar o vermífugo de 3 a 6 meses.
A vermifugação também depende muito dos hábitos e do estilo de vida do gato, se ele vive em apartamento, não sai de casa, nem tem contato com a rua e outros animais possivelmente doentes, as doses de vermífugo podem ser administradas a cada 6 meses. Agora, se seu gato vive no campo, tipo uma chácara ou sítio, ou tem o costume de ficar na rua é necessário vermifugá-lo a cada 3 meses.
Se listarmos a quantidade de doenças causadas por vermes, a lista seria muito grande. Gatos que não são devidamente vermifugados podem sofrer de doenças sérias, como: fraqueza, falta de apetite, perda de peso, queda de resistência, atraso no crescimento, vômitos e diarreias. Doenças causadas por vermes podem matar um gato, ainda mais se for filhote, por ele ser menor, mais fraco e ter sua resistência mais fraca. Por isso é importante a vermifugação em gatos.
Se o seu gato apresentar sintomas como diarreias,