verminoses
GOIÂNIA,
NOVEMBRO/ 2013VERMINOSES
VERMINOSES
GOIÂNIA,
NOVEMBRO/ 2013
ÍNDICE
1.
INTRODUÇÃO
04
2.
VERMINOSES
05
TENÍASE
05
CISTICERCOSE
06
ASCARIDÍASE
07
ANCILOSTOMOSE
08
FILARIOSE
09
OXIUROSE
10
ESQUISTOSSOMOSE
11
3.
CONCLUSÃO
12
4.
BIBLIOGRAFIA
13
5.
ANEXOS
14
INTRODUÇAO
Neste trabalho, abordaremos sobre verminoses que são doenças causadas por vermes, que afetam boa parte da população.
Falaremos sobre os sintomas, agente causador, ciclo da doença e modo de prevenção, que generalizando é o cozimento de alimentos e higienização.
VERMINOSES
1.1 Teníase
A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda, representada por parasitas intestinais. Em razão deste modo de vida, esses indivíduos não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.
Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasitam suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos. Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal. A Taenia solium, possui nesta região, ainda, ganchos cujo conjunto é denominado rostro, auxiliando também na fixação.
No ciclo da teníase, o animal humano é os hospedeiros definitivos e suínos e bovinos são considerados hospedeiros intermediários. No hospedeiro definitivo, o animal adulto fica fixado às paredes intestinais e se autofecunda. Cada proglótide fecundada, sendo eliminada pelas fezes, elimina ovos no ambiente. Esses podem contaminar a água e alimentos, gerando grande possibilidade de serem ingeridos por um dos hospedeiros.
Ocorrendo a ingestão pelos hospedeiros intermediários, estes têm a parede do intestino perfurada pelo embrião contido no ovo, que se aloja no tecido muscular. Este, alojado, confere à região um