Verificação de resistencia ao escoamento
Após construído o modelo no Pro-E, conforme desenho acima, iniciamos o módulo Mechanica conforme ilustrado abaixo.
Como a análise é estrutural foi selecionado “structure” em “Model type”.
Aplicamos as forças de 2250N nos pontos localizados a 100mm do início da curvatura da peça e engastamos conforme figura abaixo.
O primeiro material selecionado para a peça foi o AL2014, existente na biblioteca do Pro-E.
O próximo passo foi realizar a análise estática do material
Para este trabalho, definimos que as análises seguiriam o critério de Von Mises.
Abaixo segue o resultado do teste, a tensão máxima da simulação foi = 267,7 Mpa.
O programa não fornece o limite de escoamento do AL2014, por isso consideramos este um AL2014 T4, as suas propriedades foram retiradas do site http://asm.matweb.com/search/SpecificMaterial.asp?bassnum=MA2014T4 , conforme dados abaixo.
O valor máximo para o limite de escoamento do AL 2014 T4 é igual a 290Mpa, a simulação retornou uma tensão máximo de 267,7 Mpa, logo o material somente sofrerá deformação elástica, podendo ser utilizado para esta aplicação.
2) STEEL
Para o segundo teste, seguimos os mesmos passos iniciais, utilizamos as mesmas forças e o mesmo engaste, porém dessa vez escolhemos como material da peça o STEEL, existente na biblioteca do Pro-E.
Realizamos a nova análise estática
Utilizamos novamente o critério de Von Mises, e o resultado está abaixo.
Como o Pro-e também não fornece o limite de escoamento do STEEL, consideramos este um aço SAE 1020, as suas propriedades foram retiradas do site http://www.uff.br/petmec/downloads/resmat/W%20-%20Apendice%20C%20Materiais.pdf , conforme dados abaixo.
‘
O valor máximo para o limite de escoamento do aço SAE 1020 é igual a 210Mpa, a simulação retornou uma tensão máximo de 270,1 Mpa, logo o material sofrerá deformação plástica, não podendo ser utilizado para