Verbos auxiliares
“Todo verbo que auxilia a conjugação de outro, chamado principal (que é expresso numa das formas nominais), é auxiliar.” (SACCONI, Luis Antônio. Novíssima Gramática Ilustrada Sacconi, São Paulo, 2008, p. 209).
Os verbos auxiliares são classificados em: Verbos Temporais, Verbos Modais e Verbos Aspectivos.
Temporais
Os verbos auxiliares temporais podem ser identificados na locução verbal ou junto a verbos no infinitivo impessoal (flexão do verbo quando terminado em -ar, -er, -ir, -or), particípio (flexão do verbo quando terminado em -ido(s), -ida(s), -ado(s), -ada(s)) ou gerúndio (flexão do verbo quando terminado em -ndo). De acordo com o verbo auxiliar e a forma nominal que o acompanha (infinitivo, particípio ou gerúndio), classificamos os tempos e as locuções. A seguir, os verbos auxiliares temporais: Ser
O verbo ser além de empregado com verbo auxiliar pode também ser empregado como verbo de ligação. Exemplos deste verbo usado como auxiliar:
A casa foi construída com tijolos por eles.
A comida será esquentada por ela.
Estar
O verbo estar também pode ser de ligação e auxiliar. Exemplos deste verbo usado como auxiliar:
A casa esteve sendo construída com tijolos por eles.
A comida estará sendo esquentada por ela.
Ter e Haver
Possuem os mesmos valores e concordâncias que o verbo ser estabelece na voz passiva (O pretérito perfeito e o mais-que-perfeito não são admitidos, já que estes verbos quando auxiliares indica perfeição):
A casa tinha sido construída com tijolos por eles.
A comida terá sido esquentada por ela.
A nossa pele tinha sido queimada pelo sol.
A laranja tem sido descascada pelo garoto.
Ir
Pode ser acompanhado por um verbo no infinitivo ou no gerúndio, formando o futuro breve (infinitivo) e progressividade (gerúndio):
Eles iam construindo a casa com tijolos.
Eles irão construir a casa com tijolos.
Ela ia esquentando a comida.
Ela irá esquentar a comida.
Modais
Os