Venezuela
O território venezuelano era habitado por índios, entre os quais se destacavam os chibchas, arawakos, caribes e guabirus. Em sua terceira viajem a América,em 1498, Cristóvão Colombo chegou à bacia do rio Orinoco.
A primeira expedição no país ocorreu em 1499, realizada por Alonso de Ojeda que ficou impressionado com o fato dos índios construírem suas casas sobre estacas como em Veneza, daí o nome que batizou o país (pequena Veneza).
A independência da Venezuela foi declarada pelo congresso nacional, no dia 5 de julho de 1811, mas de fato ela só foi realmente reconhecida em 1819, após muitas batalhas entre os exércitos patriotas e os realistas, e com grande participação dos comandantes patriotas Simón Bolívar e Francisco de Miranda.
Fez parte da Grã-Colômbia (Equador, Panamá, Venezuela e Colômbia) entre 1810 e 1830. Sua separação foi dirigida pelo general José Antonio Paez, que se tornou o primeiro presidente do novo estado venezuelano. Entre 1.859 e 1.863 a Venezuela passou por uma guerra entre conservadores e liberais, essa guerra ficou conhecida como Guerra Federal e foi vencida pelos liberais, o que culminou na saída de José Antonio Paez do poder. Assumindo em seu lugar Antonio Guzmán Blanco, que governou o país até 1888. Depois deste período, ocorreram algumas ditaduras como a de Cipriano Castro governou entre 1899 e 1908, quando o poder foi tomado por Juan Vicente Gómez, que governou pelos 27 anos seguintes, sendo que nestes se iniciou a exploração das jazidas de petróleo da Venezuela.
Entre 1935 e 1947 houve um período de transição até a democracia, em 1947 houve eleições que levaram o escritor Rómulo Gallegos à presidência, porém uma revolta militar retirou-o do poder, em 1953 instalou-se a ditadura de Pérez Jiménez, que durou até 1958, ano em que foi restabelecida a democracia.
No fim da década de 1980,