Vcxvcxzcv

271 palavras 2 páginas
2ª PARTE – QUESTÕES DISCURSIVAS
Leia o texto:
Um estudo inédito do economista Marcelo Paixão, coordenador do Observatório Afro-Brasileiro, mostra que a população indígena brasileira apresenta um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) próximo ao da
Bolívia.
O IDH é um indicador da ONU que aponta o padrão de desenvolvimento humano em cada país. Ele é calculado a partir de indicadores de escolaridade, renda e expectativa de vida. O valor encontrado varia de zero, o pior desenvolvimento humano possível, a um, o melhor. Um índice acima de 0,800 é considerado de alto desenvolvimento humano.
Para o Brasil, o índice fica em 0,790, o que coloca o país na 62ª posição do ranking de 177 países divulgado em 2004. Os índios têm IDH de 0,683, próximo da Bolívia (114º no ranking).
Outros dados da tese mostram que não é apenas no desenvolvimento humano que os indígenas têm os piores índices. A taxa de mortalidade por desnutrição na população indígena adulta é de 11,2 por 100 mil habitantes, contra a média de 4,3 da população brasileira. A proporção de indigentes também é maior: 45% da população, contra 23% da média do país.
Disponível em: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_moderna/dia_indio.html. Acesso em 21 de maio de 2012.
11. Analisando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abordado no texto acima, faz-se necessário ressaltar que existem outros indicadores da qualidade de vida de um país.
Escreva e identifique os diversos indicadores que demostram a contradição do discurso sobre o papel do índio na formação da identidade latino-americana e as consequências da desigualdade no

Relacionados