Variáveis Compostas Homogêneas
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS
Goiânia, Junho de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o conteúdo de variáveis compostas homogêneas, que é um comando no programa Dev C++ formado por uma ou mais posições (campos ou entrada), podem armazenar um ou mais dados. As variáveis compostas homogêneas são vetoriais. Em função de sua capacidade de armazenar diferentes valores, este tipo de variável pode ser encarado como uma “estrutura” de armazenamento.
Definindo variáveis compostas homogêneas, se trata de um conjunto de variáveis de mesmo tipo, que possuem o mesmo identificador (nome) e são alocadas sequencialmente na memória. Como as variáveis têm o mesmo nome, o que as distingue é um índice que referencia sua localização dentro da estrutura.
Veremos como declarar um vetor, exemplos de vetores, como se atribui valor ao vetor, como o vetor é preenchido e como os elementos do vetor são mostrados. Em seguida veremos um exemplo da utilização de vetor em Dev C++.
1 – Vetores em C++
1.1 – Definição de vetor As variáveis compostas homogêneas unidimensionais (vetores) são capazes de armazenar vários valores. Cada um desses valores é identificado pelo mesmo nome (o nome dado ao vetor). Eles são diferenciados apenas por um índice. Os valores utilizados na linguagem C/C++ para identificar as posições de um vetor começam sempre em 0 (zero) e vão até o tamanho do vetor menos uma unidade. 1.2 – Declaração de vetor Os vetores em C/C++ são identificados pela existência de colchetes logo após o nome da variável no momento da declaração. Dentro dos colchetes deve-se colocar o número de posições do vetor.
1.3 – Exemplo de vetor int vet[10]; vet 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Nesse exemplo, o vetor chamado vet possui dez posições,