Variações luinguisticas
700 palavras
3 páginas
Variação Linguística A língua (seja ela qual for) tem uma uniformidade, um padrão a ser seguido. As mudanças que ocorrem, sejam elas por qualquer motivo, são chamadas de variações linguísticas.
Essas variações decorrem de três fatores principais: ÈPOCA DO FALANTE, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, GRUPO SOCIAL, que podem ser chamadas, respectivamente, de variações históricas, variações geográficas e variações socioculturais.
As variações não acontecem apenas no vocabulário, ocorrem também, com frequência, nas normas gramaticais e na fonética das palavras (como por exemplo, o sotaque)
Alguns exemplos de variações linguísticas são:
*Dialeto- língua falada por determinado povo de uma região.
*Etnoleto- Forma linguística característica de um determinado grupo étnico.
*Socioleto- Língua falada por determinado grupo social.
*Idioleto- Forma particular de falar do indivíduo.
.
Tipos de variações Linguísticas
VARIEDADE HISTÓRICA
A língua varia no tempo, influenciada e influenciando os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usa-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”. Houve uma simplificação, já que a língua segue a regra da economia. Muitas outras palavras mudaram de grafia: pharmacia – farmácia. De tempos pra cá, muitos acentos caíram, letras dobradas caíram, o que mostra como ao decorrer do tempo a língua se transforma.
Pensando nas variedades que coexiste, quer dizer, que existem hoje conjuntamente, temos:
VARIEDADE GEOGRÁFICA (OU REGIONAL)
São os modos de falar nas diversas regiões do país. Por exemplo, aqui, no estado de São Paulo, região Sudeste, usou a palavra “menino”. Para os gaúchos, “menino” é “guri”. No Paraná, é “piá”. Aqui falamos “mandioca”, no Nordeste é “macaxeira” e no Rio é “aipim”.
Às diferenças entre o português brasileiro e o português europeu também chamamos de “variedades geográficas”.
Alguns exemplos são: “bicha” = fila; “banheiro” = salva-vidas; “autocarro”