Variação lexical
a) No Pará temos três formas para o mesmo conceito;
b) No Amapá temos três formas para o mesmo conceito;
c) Em Roraima temos 02 formas diferentes para o mesmo conceito;
g) No Amazonas temos 04 formas diferentes para o mesmo conceito;
h) No Acre temos 03 formas diferentes para o mesmo conceito;
i) Em Rondônia temos 03 formas diferentes para o mesmo conceito;
Das cinco variações lexicais para homem enganado, apenas corno e chifrudo são comuns aos seis Estados da Região pesquisada. As demais formas encontram-se distribuídas de modo irregular entre os Estados.
Neste caso o sema genérico é ser enganado pela mulher, já três dos itens lexicais estão relacionados a animais que têm chifres como nos exemplos de corno, chifrudo e boi.
As designações para o osso redondo na frente do joelho são encabeçadas pela lexia rótula.
Segundo encontrado em Ferron et allii (2007), esse osso pequeno, que chega a 5 cm de diâmetro no homem adulto, possui formato triangular articulado com o fêmur, cobrindo e protegendo a parte anterior da articulação do joelho. Na ortopedia, há quem também o chame
ReVEL, v. 9, n. 17, 2011 ISSN 1678-8931 257 também de patela, como encontrado em Houaiss (2009), lexia essa originária do latim patella, como prato pequeno usado em sacrifícios. No corpo humano, o osso redondo tem a forma de um prato.
No Nordeste, já foram encontradas varias lexias que designam rotulo
Houve maiores coincidências léxicas em rótula e em bolacha. Nesse último caso, houve variação estrutural, já que na Paraíba, na Bahia e em Sergipe, houve preferência pelo diminutivo do termo, enquanto em Pernambuco, até agora, em uma ocorrência houve o aumentativo da lexia.
Quando questionados sobre a pessoa que não gosta de gastar o seu dinheiro e, às vezes, até passa dificuldades para não gastar, as expressões léxicas encontradas foram bem diversificadas. A tabela a seguir apresenta os