Variaveis Linguisticas
Este livro apresenta, de modo acessível e esclarecedor, os fundamentos necessários para abordar conceitos como variação e mudança, norma-padrão e norma culta, estigma e prestígio, letramento e oralidade – entre outros – de maneira consistente.
Mas afinal, o que é Variação Linguística?
Começaremos por Variação:
Variação: segundo Marcos Bagno, significa o mesmo que dizer heterogeneidade. Diferentes formas de dizer, com singularidades próprias, e em classificações diversas.
Variação fonético-fonológica – pense em quantas pronúncias você conhece para o R da palavra porta no português brasileiro;
Variação morfológica – as formas PEGAJOSO e PEGUENTO exibem sufixos diferentes para expressar a mesma idéia;
Variação sintática – nas frases UMA HISTÓRIA QUE NINGUEM PREVÊ O FINAL/ UMA HISTORIA QUE NINGUEM PREVE O FINAL DELA/ UMA HISTORIA CUJO FINAL NINGUEM PREVÊ, o sentido geral é o mesmo, mas os elementos estão organizados de maneiras diferentes;
Variação semântica – a palavra VEXAME pode significar “vergonha” ou “pressa”, dependendo da origem regional do falante;
Variação lexical – as palavras MIJO, XIXI e URINA se referem todas à mesma coisa;
Variação estilístico-pragmática – os enunciados QUEIRAM SE SENTAR, POR FAVOR E VAMO SENTANO AÍ , GALERA correspondem a situações diferentes de interação social, marcadas pelo grau maior ou menor de formalidade do ambiente e de intimidade entre os interlocutores , e podem inclusive ser pronunciados pelo mesmo individuo em situações de interação diferentes.
Heterogeneidade ordenada?
Diferente do que se pensa, a variação lingüística não ocorre de maneira desordenada, caótica, aleatória, por isso o autor intitulou o nome do livro como ”Nada na língua é por acaso”, e segundo ele, não é mesmo. As palavras que mais se aproximariam do real conceito é: heterogeneidade ordenada.
Heterogeneidade ordenada:
Pronuncie com cuidado as duas palavras abaixo: RASPA → RASGA
Observe que na