Varia O Lingu Stica
O QUE É?
A comunicação através da fala e do entendimento, é o que difere os seres humanos dos outros animais. Em um diálogo entre duas ou mais pessoas, é possível identificar e compartilhar sentimentos, conhecimentos e opiniões sobre os mais diversos assuntos, o que nos coloca em um convívio social, e, em meio aos diversos diálogos que presenciamos e vivemos em nosso cotidiano, um fator no aspecto fala se destaca. O grau de formalidade.
Esse fator determina quão formal, ou informal, uma conversa pode ser. Quanto mais formal, o aspecto fala está de acordo com a escrita literal do texto, com todas as regras gramaticais e tempos verbais aplicados de forma impecável. Quando um diálogo é informal, ele está mais distante da escrita literal e das regras que essa impõe, porém dizendo as mesmas coisas e com o mesmo sentido.
Sendo assim, encontramos caminhando esses dois extremos, as variações linguísticas. Que são nada mais do que adaptações de fala, tomando como base o modo literal do texto, para melhor adequar-se em seu cotidiano, região ou tempo. Em um mesmo país, pode ser falado um mesmo idioma de formas e nuances diferentes. É nítido quando comparamos diferentes pessoas, de diferentes regiões, lendo um mesmo texto. Por isso, destacam-se os tipos de variações linguísticas que podem ser utilizadas para classificar esse fenômeno.
QUAIS OS TIPOS?
Basicamente, as variações linguísticas são colocadas em três grupos, que as classificam da seguinte maneira:
Variação histórica: com a modernidade e o dinamismo que se faz necessário já há um tempo, a escrita histórica tomou outro rumo e acabou adotando algumas modificações que facilitou e “agilizou” a fala no geral. Podemos citar o exemplo das palavras que apresentam a mesma fonética, mesmo após a alteração da forma de escrita, como a palavra, antes escrita com ph, “pharmácia -> farmácia”. Também o exemplo da cidade, “Jacarehy -> Jacareí”.
Variação regional: as diferentes regiões, também contribuem