Valores éticos
ESCOLA DE NEGÓCIOS - CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNOLÓGOS
TECNOLOGIA DE GESTÃO DA QUALIDADE
ÉTICA - 3° PERÍODO
PROF.IRINEU
LUCIANO LUIZ LEMOS
VALORES
CURITIBA
2013
Definições de valor:
Os valores definem-se como sendo entidades virtuais; não existem na realidade, não é propriedade dos objetos, são atribuídos às coisas por um sujeito. Valor implica sempre uma relação de um sujeito com um objeto, ao qual este atribui um determinado valor.
-Valor é tudo aquilo que acreditamos ser importante para nós (isso varia de pessoa para pessoa)
-Valor é uma qualidade que concedemos aos objetos, às ações ou às pessoas, seja ela positiva ou negativa.
-Valor é o que me agrada e o que me desagrada.
-Valor também pode ser aquilo que não tenho e que desejo.
Também se apresentam como entidades ideais que representam a perfeição e o seu oposto. Na perseguição de valores, o Homem vai se aperfeiçoando.
Importância dos valores:
Representam coisas em direção das quais nos aproximamos ou afastamos. São as coisas, os IMPULSOS pelas quais desejamos despender esforços e recursos.
É aquilo que nos motiva. Fornecem critérios para avaliarmos nossas ações como boas ou ruins. Dirigem nossos propósitos na vida.
O valor é o princípio norteador das escolhas humanas (os fins), o desejável, o preferível.
O valor é o guia, a norma das escolhas, por isso carece da consciência e da liberdade do ser humano.
Tipos de valores
• VALORES SENSÍVEIS: Os valores do agradável e do prazer, hedônicos. Abrangem não apenas as sensações de prazer e satisfação, como tudo aquilo que é apto a provocá-las (paixão, sexo, comida, bebida, etc.). exemplo: o hedonismo do alcoólatra, do fumante, do torcedor fanático por futebol, etc.
• VALORES ECONÔMICOS: Referem-se aos valores materiais e bens de consumo: dinheiro, habitação, carro, terreno, etc. Na sociedade capitalista, estes são os valores mais levados em conta, os que dominam o cenário