Movimento vanguardista
1. O Futurismo
Vitória de Samotrácia - Museu Nacional de Belas Artes
Texto escrito no pedestal da escultura: "Vitória de Samotrácia" encontrada na ilha de Samotrácia (1863). Uma das últimas moldagens do original em mármore existente no museu do Louvre Paris.
ESCULTURA FUTURISTA Umberto Boccioni, 1913
Automobile at Speed
Luigi Russolo, 1913
Funeral of the Anarchist Galli Carlo Carrà, 1910-11
Principais propostas do Manifesto Técnico da Literatura Futurista, lançado em 1912 por Marinetti:
Versos do poema “Ode Triunfal”, de Fernando Pessoa:
FUTURISMO: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica.
2. O Cubismo
Pablo Picasso - Guernica
"Les demoiselles d'Avignon" (Pablo Picasso - 1907)
Características cubistas no poema “hípica” de Oswald de Andrade, apresentando elementos como fragmentos da realidade, a predominância de substantivos e flashes cinematográficos:
CUBISMO: resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges Braque (1882 – 1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.
3. O expressionismo
O Grito Edvard Munch
Expressionismo: tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a