Valores de uma empresa
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO
VALORES DE UMA EMPRESA
RECIFE/2013
Nos dias de hoje estamos tão preocupados com nossos "pequenos problemas" que não reparamos nas barbaridades que estão acontecendo, até porque não queremos mais aflição nas nossas vidas. Porém muitas pessoas ao redor do mundo sofrem e cabe aquele que tem algum poder, mudar ou pelo menos tentar alterar esse "círculo vicioso" de indiferença em que vivemos.
Assistimos ao vídeo na sala de aula e vimos que grandes Multinacionais controlam seus empregados de uma forma opressiva, sem que a classe trabalhadora consiga dar conta do serviço de uma forma saudável. Hoje com a chamada "globalização", temos acesso à informação, o que não era possível anteriormente. Empresas como a Nike, que surgiu como uma simples fábrica de calçados esportivos, agora opera um verdadeiro império.
Não ha nada de errado nisso, muito pelo contrário, acredito que todos nós em um sistema capitalista temos o direito de fazer o melhor possível. São os meios que fazem a diferença.
Mas a fórmula do sucesso da Nike é muito simples: produzir acessórios de alta qualidade a baixo custo. Como isso é possível? Explorando milhões de pessoas miseráveis nos países onde a situação econômica é mais crítica, onde podem fazer seus operários trabalharem 12 horas por dia ganhando menos de 30 centavos/dia.
Empresas como a Nike, têm fabricas ao redor do mundo, especialmente em países de terceiro mundo, onde as leis são escassas e os direitos humanos não são respeitados. A fábrica da Indonésia emprega trabalhadores menores de idade, crianças de 12 e 13 anos que trabalham turnos de 12 horas em péssimas condições.
Quando ativistas a favor dos direitos humanos começaram a investigar alguns estabelecimentos na Indonésia, não puderam acreditar que além da vida de semi-escravidão dos operários, os mesmos ainda são forçados a trabalhar com produtos