Valoração econômica do parque ecológico estadual
INTRODUÇÃO:
A redução dos ativos ambientais é um acontecimento conhecido que faz parte da evolução, porém vem sendo agravado com a atuação irresponsável do homem. A diminuição dos ativos em alguns casos tem levado ao seu esgotamento. Estes atos têm impactos negativos sobre a qualidade de vida do homem e imposto restrições às atividades produtivas. O Parque Ecológico Estadual do Sítio Fundão criado pelo decreto estadual 29179/2008 por se tratar de uma região que em sua área verde possui resquícios de mata atlântica com a vegetação nativa preservada e flora bastante diversificada, além de outros biomas ricos em biodiversidades. O referido parque localiza-se no município de Crato e ocupa uma área de 93.520 hectares caracterizada como unidade de conservação de proteção integral. O Sitio Fundão possui além de riquezas ambientais uma riqueza cultural por abrigar uma casa de taipa com dois pavimentos que é uma raridade na região Nordeste do Brasil entre outros patrimônios históricos. Seus limites fazem partes do Geotope Batateiras do Geopark Araripe.
2.1 Objetivo Geral:
Mensurar em termos monetários, a disposição a pagar pela criação do Parque do Sítio Fundão em Crato-Ce
2.2 Objetivos Específicos:
i. Construir um mercado hipotético dos serviços ambientais e culturais do Parque Estadual do Sítio Fundão.
ii. Proporcionar estimativas para a analise custo/beneficio para avaliar a viabilidade da politica pública de criação do referido parque estadual.
iii. Analisar a importância do referido parque para o desenvolvimento da Cidade em que ele se localiza.
MÉTODO
A analise foi feita através do método de avaliação contingente. Este método consiste na aplicação de questionários permitindo revelar a preferência do consumidor para depois analisar as disposições a pagar pela criação, recuperação e preservação da área verde e do patrimônio histórico cultural do referido