Avaliação Economica Slocial PEMD
3019 palavras
13 páginas
Disciplina: Economia AmbientalProf. Dr. Celso Correa
Alunos
Georges Ayache
Gilberto Junior
Artigo Científico.
O Problema do Custo Social
Autor:
Ronald H. Coase
Ronald H. Coase é Professor de Economia na
Universidade de Chicago. Este ensaio foi publicado no
Journal of Law and Economics (Outubro, 1960).
Artigo Científico.
Objetivo:
Os custos sociais decorrem de situações em que os agentes envolvidos estabelecem entre si, no que respeita ao objeto do dano, uma relação de reciprocidade. A teoria económica convencional dos custos sociais, com origem. no trabalho de A. C. Pigou, The Economics of Welfare (Pigou, 1932 [1920]), mas sem a subtileza da análise deste autor, assenta no entendimento de que tais custos são “externalidades” – uma falha do mercado
Ronald Coase rejeita a ideia dos custos sociais como danos externos (recusando também, por isso, o termo
“externalidades”).
É inadequado pensar que o problema dos custos sociais como o resultado da imposição unilateral de um dano a outrem, como uma questão de falta de compensação
(internalização) por parte do agente gerador do dano ao(s) agente(s) que suporta(m) esse dano. Todos são, em última instância, responsáveis pela existência e resolução do problema.
Os custos sociais decorrem de situações em que os agentes envolvidos estabelecem entre si, no que respeita ao objeto do dano, uma relação de reciprocidade. Na relação entre dois agentes, A e B, “ambas as partes causam o dano”. Evitar o dano a B implica causar um dano a A.
Os custos existem para ambas as partes. Por isso é desejável que ambas levem em consideração o dano ao decidir como agir (Coase, 1960: 13)..
A questão que se deve colocar, como Coase se esforçou por mostrar recorrendo a vários exemplos reais de processos judiciais, será:
Deve A ser autorizado a causar um dano a B ou deve B ser autorizado a causar um dano a
A?
“TEOREMA DE COASE”.
Mais do que uma falha do