Valor Just Ou Fair Value
A definição da IFRS (International Financialç Reporting Standards – “Normas Internacionais de Contabilidade”) para Valor Justo é: “o preço que seria recebido na venda de um ativo ou pago para transferir um passivo em uma transção ordinária entre participantes de mercado na data de mensuração”.
Por isso, a aplicação desse conceito está ligada a forma como o ativo é utilizado em cada caso, e qual o seu tempo de vida útil. É preciso tabém levar em consideração os cenários futuros, onde muitos defendem o argumento de que o termo “Justo”, não é o mais adequado, pois é impossível prever com certeza o que poderá acontecer a longo prazo no mercado, o que leva as partes interessadas a realizarem revizões anuais de valores aplicados.
As vantagens de se aplicar o valor justo seriam, entre outras, demonstrar informações mais interessantes para investidores, exibindo o preço pelo qual os ativos poderiam ser negociados, como também não haver a necessidade de utilizar fatores específicos de nenhuma entidade na hora de avaliar o “Valor Justo” do ativo, pois etariam avaliados tendo o mercado como parâmetro, existindo assim, uma condição de comparação entre diferentes entidades.
Por outro lado, a subjetividade nos critérios de mensuração, a complexidade dos cálculos e eventuais equívocos de mensuração, são pontos de grande discussão sobre o uso deste conceito.
Existem muitos debates sobre o assunto de como se obter o “Valor Justo”. Porém, mesmo não existindo uma fórmula concreta para sua aplicação, continua a ser uma prática muito utilizada no mercado.