Valor do dinheiro no tempo
1.1. O papel do valor do tempo em finanças
Uma vez que consideramos a continuidade de uma empresa, seu valor e as decisões do administrador financeiro devem ser avaliados à luz tanto dos fluxos de caixa presentes como futuros, tanto entradas como saídas. Uma vez que as empresas, assim como os indivíduos, sempre se deparam com oportunidades para obter taxas de retornos positivas sobre seus fundos, isto é, as taxas de juros são sempre maiores que zero, o timing dos fluxos de caixa tem importantes conseqüências econômicas. Ter uma visão de longo prazo requer que o administrador financeiro, de uma maneira explícita, reconheça o valor do dinheiro no tempo.
1.1.1. Valor futuro versus valor presente
Valores de decisões podem ser avaliados, usando-se tanto técnicas de valor futuro como de valor presente. Embora essas técnicas, quando aplicadas corretamente, irão, resultar nas mesmas decisões, as decisões são tomadas assumindo-se perspectivas diferentes. Técnicas de valor futuro são utilizadas para encontrar valores futuros, os que são medidas típicas do final da vida do projeto, enquanto que as técnicas de valor presente são usadas para encontrar valores presentes, medidas do início da vida do projeto (tempo zero).
A linha do tempo, que é uma reta horizontal sobre a qual o tempo zero está no último ponto à esquerda e os períodos futuros são apresentados à medida que se movimenta da esquerda para a direita, pode ser usada para ilustrar os fluxos de caixa associados com um dado investimento. As linhas do tempo são freqüentemente usadas em finanças para permitir ao analista uma total compreensão dos fluxos de caixa associados com dado