VAL NCIAS F SICAS
FORÇA: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, podemos dividi-Ia em:
1. FORÇA ESTÁTICA: quando é realizada contra um objeto fixo.
2. FORÇA DINÂMICA: capacidade do indivíduo em executar determinados movimentos com cargas que variem entre 60% e 80% da sua capacidade máxima;
3. FORÇA EXPLOSIVA: é a capacidade de produzir a máxima tensão muscular, contra uma máxima oposição. O levantamento de peso é a prova máxima desta valência física.
VELOCIDADE: É uma capacidade inata. Dependem das conexões neurológicas e, da quantidade de fibras de contração rápida presentes na musculatura. Estas qualidades são determinadas geneticamente. Todos podem melhorar significativamente a sua velocidade, porém, somente o indivíduo bem dotado nesse sentido conseguirá obter resultados superiores. É de vital importância nos atacantes de qualquer desporto.
1. VELOCIDADE DE REAÇÃO: E o tempo que nosso corpo leva para responder aos estímulos.
2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.
3. VELOCIDADE DE MOVIMENTAÇÃO DOS MEMBROS: Capacidade que nos permite movimentar os membros (superiores ou inferiores) o mais rápido possível. Todos os desportistas necessitam desenvolver estas valências físicas em maior ou menor intensidade conforme a atividade central que se quer desenvolver no atleta. Os treinamentos são direcionados para os movimentos de maior necessidade de precisão. Um corredor de provas de velocidade tem que treinar muito para que sua resposta de reagir aos estímulos seja satisfatória, um décimo de segundo perdido na largada pode significar a derrota. Já para um corredor de provas de fundo (corrida de longa distância) esta não será uma questão tão importante.
AGILIDADE: Capacidade de movimentar nosso corpo com velocidade e eficiência. Zero treinamento traz grandes melhorias a agilidade. Ela está presente em todos os desportos coletivos.
COORDENAÇÃO: Capacidade